Fontes:
Diminuir Fonte Aumentar Fonte

NOTÍCIAS

Suinocultura em foco

Quinta-feira, 12 de Janeiro de 2012
Suinocultura em foco

Em busca da melhor qualidade da carne suína e do aumento do seu consumo no Brasil, 22 veterinários especializados em suinocultura, participaram do treinamento voltado à área, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), de 7 a 13, em Hotel Fazenda no entorno de Brasília.

A iniciativa faz parte do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), que incentiva o desenvolvimento da criação dos animais com o objetivo de aumentar 2 kg do consumo de carne suína por pessoa anualmente no Brasil, passando de 13 para 15 kg, até 2013. Na Europa este consumo chega a 45 kg. Segundo dados divulgados pelo PNDS, o alcance desta meta trará ao mercado: 12 mil novos empregos diretos na produção; 60 mil novos empregos diretos e indiretos na cadeia produtiva; 14 mil profissionais capacitados em processamento de cortes suínos e novas tecnologias aplicadas às indústrias, ao comércio e à produção.

Para que este objetivo seja atingido é preciso disseminar os novos conhecimentos aos criadores. Assim, os participantes, que também são multiplicadores do SENAR, têm como missão repassar essas informações aos suinocultores da sua região. Na ocasião são oito estados participantes: Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal.

Durante a semana de treinamento, os profissionais tiveram 60 hora/aula, divididas entre práticas e teóricas. Na programação foram abordados temas como reprodução; maternidade; creche; recria; terminação; fábrica de ração e gestão da atividade suína.

De acordo com a pedagoga do Departamento de Ensino Profissional e Promoção Social (DEPPS), Deimeluce Lopes Fontes, este curso é o ponto de partida para adotar nova abordagem com os suinocultores. “Dentro de uma granja temos vários profissionais que atuam em áreas diferentes e que precisam de qualificação que lhe dê perspectivas de crescimento dentro da sua atuação e é dessa forma que pretendemos direcionar dos trabalhos do SENAR voltados a esta cultura”, declara.

O empenho e interesse da turma pelos temas apresentados são nítidos. O fato se comprova com a avaliação positiva dos instrutores em relação ao desenvolvimento do grupo. A palestrante e também veterinária, Djane Dallanora afirma que o rendimento dos participantes superou suas expectativas. “São pessoas muito interessadas, participativas. As discussões que surgem mostram que eles entenderam que as novidades apresentadas são totalmente aplicáveis. Percebemos que eles darão continuidade com os suinocultores do seu Estado e irão a fundo às propostas que trouxemos”, completa.

Para a veterinária de Belo Horizonte/MG, Ana Teresa Péret, o curso está sendo um momento de atualização do que está acontecendo no cenário mundial da suinocultura. “A troca de conhecimentos entre pessoas de regiões bem diferentes do País também é muito enriquecedor. Como professora universitária, eu pretendo repassar a atualização deste cenário aos meus alunos e aos produtores rurais por meio dos cursos do SENAR”.

O veterinário e criador de suínos em Rio Verde/GO desde 1999, Wolney Oliveira Guimarães, diz que o treinamento está sendo uma grande oportunidade de conhecer nonas formas de manejo e tecnologia. “O que está sendo apresentado é o que já acontece na Europa, de acordo com as exigências dos países. No exterior, as regulamentações são muito rigorosas com o bem-estar do animal e aqui no Brasil nós ainda estamos engatinhando neste sentido. Trabalhamos de acordo com as exigências internas, mas que não estão nos padrões internacionais. Acredito que seguindo esses novos métodos, vamos conseguir melhorar a imagem da carne suína e aproximá-la do consumo da carne bovina”.

Imprimir
Enviar por E-mail
Mais Notícias

Clientes atendidos

SIGA, CURTA E COMPARTILHE:

Facebook Twitter RSS Instagram
Avesuy © 2011 · Todos os direitos reservados
2op.com.br
Avesuy
Fone: +55 49 3433.4594 / 49 3433.9774 / 49 3433.9354
Rua Ouro Preto, 860
Bairro Tonial - Xanxerê-SC