Fontes:
Diminuir Fonte Aumentar Fonte

COMPOSTAGEM


PROJETO – SISTEMA DE TRATAMENTO DE DEJETOS DE SUINOS MECANIZADO AVESUY

A missão da empresa AVESUY é oferecer e desenvolver projetos ambientalmente corretos, promovendo o desenvolvimento sustentável com qualidade, segurança e credibilidade.

Dentro deste contexto analisamos o processo de Compostagem e encontramos nela uma solução para os dejetos de suínos que hoje é uma das maiores preocupações dos produtores, bem como dos órgãos ambientais.De maneira técnica, econômica e ambientalmente viável, o sistema de tratamento de dejetos de suínos mecanizado AVESUY, permite a implantação de um sistema de produção limpa, que tem como resultado, a eliminação do entrave ambiental para o aumento da produção de suínos nas propriedades já existentes, principal limitante na busca de um "modelo" de suinocultura ideal para produtores, cooperativa e indústria.

Ao invés de procurar novas regiões, sem tradição na produção de suínos e mais distantes, aumentando o custo e complicando a logística de produção, a adoção do sistema de tratamento de dejetos de suínos mecanizado AVESUY, garantirá aos produtores de suínos o passaporte ambiental (licenciamento) para o aumento dos seus plantéis. Pela IN-11 da FATMA – Fundação do Meio Ambiente de SC, um produtor com 400 animais necessita de 20 ha de terras agricultáveis para espalhar os dejetos líquidos.

Com o sistema este produtor poderá dobrar a produção para 800, triplicar para 1.200, ou, se desejar, produzir mais de 8.000 animais na mesma propriedade, independentemente da área de terra agricultável existente ou disponível.Com a adoção aumentar o plantel de suínos passará a ser uma decisão de caráter exclusivamente empresarial e, decidida apenas entre o produtor, a cooperativa e a indústria.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA AVESUY:

Operacional: Transformação dos dejetos líquidos em composto orgânico sólido, de fácil manejo, com alta concentração de nutrientes e grande valor agronômico.

Ambiental: Eliminação das esterqueiras, dos fortes odores, da distribuição dos dejetos líquidos e dos riscos de acidentes. Redução da proliferação de vetores e da poluição por despejo excessivo de dejetos no solo. Viabilidade para exportação dos nutrientes para outras regiões produtoras, evitando a concentração de nutrientes, saturação do solo e comprometimento da qualidade dos mananciais de água.

Econômica: O adubo produzido será utilizado na propriedade ou vendido para outras regiões, reduzindo custos com aquisição de insumos químicos e gerando receita extra para o produtor.Recuperação da produtividade do solo através da aplicação gradativa de adubação orgânica.Eliminação dos custos de manejo e distribuição dos dejetos líquidos.

Resultado Final: Com o tratamento dos dejetos através do sistema AVESUY será possível atingir um nível de suinocultura que poderá ser considerado "modelo", quer na produção animal, como na preservação do meio ambiente.A adoção deste novo modelo de suinocultura resultará na mudança do conceito da atividade, que passará de um sistema de produção com alto impacto poluidor, para uma atividade com sistema de produção limpa.Tais aspectos resultarão em uma significativa melhora na imagem da suinocultura, dos produtores, da cooperativa e da indústria.



O SISTEMA DE TRATAMENTO DOS DEJETOS DE SUÍNOS MECANIZADO AVESUY PROPORCIONARÁ:

  • Aumento da segurança sanitária dos plantéis, devido à eliminação da circulação nas granjas de veículos espalhadores de esterco;
  • Eliminação de 100% da poluição, dos conflitos e dos custos provocados pelos dejetos líquidos de suínos;
  • Possibilidade de produção de suínos em propriedades sem áreas de lavoura; - viabilidade ambiental para o aumento da produção em propriedades que não possuem terras para espalhar os dejetos líquidos;
  • Manutenção ou redução do atual raio de produção da cooperativa;- melhora da logística do transporte e da assistência técnica;
  • Redução dos custos operacionais dos produtores, cooperativa e indústria;
  • Diminuição do stress animal pela redução das distâncias e tempo de transporte;
  • Redução da variação de carcaça, devido ao aumento do número de animais nas propriedades;
  • Incentivo e oportunidade para os "bons" produtores crescerem na atividade;
  • Aumento e diversificação da renda das propriedades;
  • Fim das denúncias e conflitos ambientais provocados pela distribuição dos dejetos líquidos;
  • Fim das demandas entre vizinhos envolvendo os dejetos de suínos;
  • Fim dos processos judiciais com IBAMA, FATMA, Polícia Ambiental e Ministério Público, envolvendo produtores, cooperativa e indústria;
  • Aumento da qualidade de vida nas propriedades e no campo;
  • Aumento do interesse dos produtores em ficar no campo e na atividade e, no interesse por parte do produtor em permanecer na atividade.
  • Possibilidade de geração de créditos de carbono com a adequação da metodologia existente atualmente de compostagem para o sistema de compostagem mecanizada AVESUY (analisar as possibilidades).


Ao proporcionar a implantação do sistema mecanizado AVESUY nas propriedades, a Cooperativa estará colocando a disposição do suinocultor uma tecnologia 100% eficaz no tratamento dos dejetos de suínos. Com isso, cooperativa e indústria, estarão isentas de qualquer responsabilidade ambiental em relação aos dejetos produzidos, pois se colocou a disposição dos produtores um mecanismo eficiente no processo de tratamento dos dejetos de suínos.

CONCLUSÃO: A nova realidade ambiental enfrentada pelo planeta, em virtude do aquecimento global, impõe uma tendência mundial de substituição de sistemas de tratamentos menos eficientes, por sistemas ambientalmente mais seguros e limpos. Substituir as esterqueiras anaeróbias, que produzem gás metano, por unidades de compostagem, que além de não gerar gases de efeito estufa, produz adubo orgânico que irá substituir insumos químicos é uma atitude de vanguarda, de pensamento empresarial pró-ativo, que garantirá este e os outros ciclos de crescimento da suinocultura.

Tratar os dejetos com o sistema de compostagem mecanizado AVESUY, aproveitando todas as suas vantagens e potencialidades, garantirá uma suinocultura mais eficiente, mais rentável e menos suscetível às crises econômicas e barreiras ambientais.

VEJA MAIS APLICAÇÕES:



VOLTAR
 

Clientes atendidos

SIGA, CURTA E COMPARTILHE:

Facebook Twitter RSS
Avesuy © 2011 · Todos os direitos reservados
2op.com.br
Avesuy
Fone: 49 3433.4594    Fax: 49 3433 1591
Rua Ouro Preto, 860
Bairro Tonial - Xanxerê-SC