Nos últimos anos a suinocultura é um dos mercados que mais cresce no nosso país. Isso se deve pelo aumento gradativo da qualificação e profissionalização dos produtores e, também, pelo tratamento dado na criação dos suínos, levando a um significativo aumento da qualidade da carne. Porém, muitos produtores ignoram investimentos em um item de fundamental importância para a evolução dos seus rebanhos: o plano de nutrição.
Alinhada a esta realidade, uma das multinacionais de maior representatividade no que diz respeito à evolução e melhoramento genético para suínos, a TOPIGS, trabalha com pioneirismo na genética atrelada à alimentação com o objetivo de obter uma maior eficiência alimentar e carcaças com maior teor de carne magra. Tal investimento também tem levado a alterações significativas nos requerimentos nutricionais para estes animais. “No entanto, quando associamos à genética e o ambiente com a nutrição, poucas empresas fornecem programas de nutrição atualizados para o desenvolvimento e maximização dos potenciais dos genótipos utilizados”, conta Dr. Bruno Silva, nutricionista da TOPIGS Internacional, ao explicar o investimento da empresa na nutrição.
Segundo o profissional, o cuidado com a nutrição na suinocultura tende a ser a direção para se conhecer as diferenças entre os genótipos disponíveis no mercado brasileiro e, com isso, potencializar a produtividade com a máxima eficiência. “Durante a última década aconteceram avanços rápidos na nutrição. Apesar destes avanços, a eficiência de utilização da proteína da dieta para o crescimento e produção de suínos ainda permanece subutilizada devido às limitações bioquímicas e fisiológicas”, revela Dr. Bruno Silva.
Com o objetivo de incentivar o que já é produzido no Brasil e intensificar a economia local, a TOPIGS tem injetado esforços em estudos e pesquisas na tecnologia de alimentos e nutrientes para a suinocultura permitindo quebrar de vez o vínculo de dependência de tecnologia oriunda de fora do país.
Acreditando no potencial brasileiro
Os investimentos da multinacional em suinocultura não se limitam aos estudos, cuidados e orientações com a nutrição. No final do ano passado, a empresa promoveu um grande encontro para empresas de nutrição parceiras, em Curitiba (PR), para lançar o Manual TOPIGS de Alimentação para Fêmeas. Neste material, analisam e explicam como os animais produzidos pela TOPIGS podem ser beneficiados com uma alimentação balanceada e saudável. “Desde o seu lançamento no mercado brasileiro, temos recebido muitos elogios e ‘feedback’ positivo de nutricionistas consultores, empresas de nutrição e clientes, comentando sobre a praticidade e a riqueza de informações do manual. Para este ano será lançado um novo manual de reprodução e para 2013 os novos manuais de nutrição das linhas terminais da TOPIGS do Brasil.”, diz Dr. Bruno Silva.
Além do Manual, a empresa é a única que possui uma granja experimental de ponta, a Belien, localizada em Holambra, interior de São Paulo, onde acontecem estudos nutricionais que guiam as estratégias da empresa. “Os trabalhos realizados pela TOPIGS têm permitido separar as exigências dos animais por fase de produção, por sexo, por rendimento corporal, por genótipo e por ambiente térmico. Entretanto, toda essa informação deve ser submetida às condições de cada granja, pois particularidades devem ser respeitadas para que o potencial produtivo e econômico seja alcançado. Para isso, busca-se trabalhar com o conceito de nutrição de precisão, ou seja, alimentar os suínos com base nos requerimentos diários de aminoácidos e energia para maximizar o ganho protéico com a menor conversão alimentar”, finaliza o nutricionista da TOPIGS Internacional.
Outro aspecto de relevância para se difundir a nutrição da TOPIGS para os diversos criadores de suínos no Brasil é a preocupação com os ganhos econômicos. Neste sentido, a empresa tem levado aos clientes, fornecedores e parceiros os diferenciais da multinacional e como o trabalho com a nutrição pode gerar ganhos financeiros para a granja. “Estamos em conjunto com nosso departamento de nutrição para conscientizar nosso cliente da importância de se trabalhar com este conceito da TOPIGS, que garante o melhor suíno com o menor custo de produção. Além disso, somos a única empresa que investe em uma granja experimental própria, como a Beilen do Brasil. Com os estudos que acontecem nela, os ganhos são para todas as esferas: TOPIGS, nossos clientes e, automaticamente, o setor de suinocultura brasileiro”, conclui Kleber Pupo, gerente de marketing da TOPIGS do Brasil.
A TOPIGS
Com sede na Holanda, a TOPIGS é uma das três maiores organizações internacionais de melhoramento genético para suinocultura.
A dimensão da companhia combinada com a experiência em reprodução permite manter um melhoramento genético contínuo e sustentável.
São 60 anos de melhoramento genético à serviço da suinocultura mundial cujo objetivo não é simplesmente produzir o melhor suíno, mas o melhor suíno que ofereça também a maior redução no custo de produção.
Fonte: Assessoria de Imprensa