O Brasil exportou 53.404 toneladas de carne suína em maio, um aumento de 18,71% emvolume e de 9,27% em valor (US$138,4 milhões), em relação a igual período de 2011.
No acumulado do ano, o aumento nas vendas externas foi de 5,03% (224.870t) em volume, na comparação com os cinco primeiros meses do ano passado. Houve uma queda de 0,72% em receita (US$ 579 milhões). O valor médio por tonelada de carne suína voltou a cair um pouco - 7,95%, em maio (US$ 2.591), porém foi compensado pela desvalorização do real.
O bom desempenho das exportações, em maio e no acumulado do ano, é um fato positivo e se deve, antes de mais nada, ao esforço das empresas exportadoras, apesar do embargo russo, que já completa um ano, e da quase paralisação das vendas para a Argentina, resume o presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtorae Exportadora de Carne Suína - Abipecs, Pedro de Camargo Neto.
Rússia, queda de 12,45% em toneladas
Para a Rússia, as vendas caíram 12,45% em maio (13.814 t) e 17,58% em valor (US$ 41,49 milhões), na comparação com o mesmo período de 2011. De janeiro a maio, a queda atingiu 47,50% em volume e 48,62% em receita (US$ 134,40 milhões), também em relação ao acumulado do ano em 2011.
O declínio nas exportações para a Rússia foi menor, em maio, em relação a abril, diante do aumento do número de estabelecimentos habilitados a exportar para aquele mercado. Porém, conforme salienta Camargo Neto, nenhuma empresa dos três estados embargados - Rio Grandedo Sul, Paraná e Mato Grosso - foi autorizada a vender para a Rússia. “Trata-sede uma clara discriminação”, afirma.
Vendas para a Argentina,quase paralisadas
“O destaque negativo fica com a Argentina, para onde foram exportadas apenas 94 toneladas em maio, apesar do alardeado esforço do governo federal”, diz Pedro de Camargo Neto. No mês passado, as vendas para a Argentina caíram quase 100% em toneladas e valor, emrelação a igual período do ano passado. Foram vendidas 94 t. O faturamento foi de US$ 195 mil. De janeiro a maio, a queda nas vendas para o mercado vizinho atingiu 64,76% em volume e 62,28% em receita, na comparação com os cincoprimeiros meses de 2011.
Os mercados que mais compraram
Os principais mercados compradores da carne suína brasileira, no acumulado do ano, foram Hong Kong (55.966 mil t), com uma participação de 24,89%; Ucrânia, com 23,50% (52.848 t);Rússia, 19,61% (44.108 t); Angola, 6,79% (15.270 t); Singapura, 5,08% (11.433t).
Ucrânia, aumento expressivo
Em maio, os principais destinos foram Ucrânia, Rússia, Hong Kong, Angola e Uruguai. O Brasil vendeu para o mercado da Ucrânia quase 220% a mais, em maio,em relação a igual período de 2011. No acumulado do ano, o aumento foi aindamais expressivo - 259,64% em toneladas (52.848 t) e 215,90% em receita (US$138,76 milhões).
Fonte: Abipecs