Fuentes:
Reducir fuente Aumentar fuente

NOTÍCIAS

MG: Café será substituído por avicultura ou suinocultura devido ao custo elevado

Quarta-feira, 23 de Abril de 2014
MG: Café será substituído por avicultura ou suinocultura devido ao custo elevado

Os cafezais de montanha de Minas Gerais, que respondem por importante parcela da produção brasileira, tendem a desaparecer do mapa de cultivo do país em uma ou duas décadas, por custos elevados associados à impossibilidade da colheita mecanizada nas áreas de aclive, onde inclusive as fazendas estão perdendo valor de mercado.

A avaliação é da consultoria Informa Economics FNP, que já vê uma migração do café plantado nas montanhas para áreas com topografia mais favorável, que permitem a redução de custos com a mão de obra por meio da mecanização da colheita.

“Essas regiões, em 10 a 20 anos, terão a produção reduzida a quase a zero, e outras regiões vão crescer e compensar esse processo”, disse à Reuters o diretor técnico da Informa Economics FNP, José Vicente Ferraz.

Entre as áreas com possibilidade de receber o café que deixará de ser cultivado nas montanhas está o oeste da Bahia, disse o especialista, ressaltando que a mecanização também exige a escala de grandes propriedades para viabilizar o cultivo.

O café das áreas com relevo mais acidentado poderá ser substituído pela pecuária leiteira, por exemplo, citou o analista, observando que a avicultura e a suinocultura também seriam possibilidades.

“Esse processo de substituição (da atividade) já está ocorrendo e vai ocorrer nos próximos anos, à medida que esse processo vai se agravar…”, disse Ferraz, citando uma tendência global de escassez de mão de obra no campo, com a população mais jovem buscando viver nos centros urbanos.

As despesas com mão de obra na cafeicultura, especialmente para a colheita, representam mais de 60 por cento dos custos totais da atividade, impactando diretamente nas margens dos produtores que cultivam café nas montanhas.

Minas Gerais, maior Estado produtor do Brasil, cultiva mais da metade dos cafezais em terras com topografia desfavorável à colheita mecanizada.

O Estado responde por cerca de metade da produção de café do Brasil, que é o maior produtor e exportador global da commodity.

Fonte: Roberto Samoura/Estadão Conteúdo

Imprimir
Enviar por E-mail
Mais Notícias

Clientes atendidos

SIGA, PONGA ME GUSTA Y COMPARTA:

Facebook Twitter RSS Instagram
Avesuy © 2011 • Todos los derechos reservados
2op.com.br
Avesuy
Fone: +55 49 3433.4594 / 49 3433.9774 / 49 3433.9354
Rua Ouro Preto, 860
Bairro Tonial - Xanxerê (SC) - Brasil