Organizar a cadeia produtiva, estimular o consumo interno e garantir maior espaço para a carne suína nas gôndolas do varejo são alguns dos objetivos levantados durante o lançamento oficial da Semana Nacional da Carne Suína. O evento, que contou com a presença do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, aconteceu nesta quarta-feira, 12 de setembro, às 11h, no Salão de Atos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília. A iniciativa foi promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), com apoio institucional do Mapa e da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A campanha será realizada em 2013 e pretende atingir supermercados de todo o País.
Segundo Mendes Ribeiro, com o engajamento da indústria e dos supermercados nessa campanha de incentivo ao consumo da carne suína, será possível alavancar as vendas e movimentar o mercado. “É essencial é que nós estejamos juntos com as cadeias produtivas mostrando a importância do consumo interno. Isso é uma responsabilidade de todos, inclusive do Ministério da Agricultura”, afirmou. O objetivo é organizar a cadeia produtiva em torno do projeto e garantir maior espaço para o produto no comércio.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, a Semana Nacional da Carne Suína é uma conquista para o setor e é uma iniciativa que trará resultados representativos para o consumo de carne suína no Brasil. “O trabalho da ABCS é treinar e sensibilizar os mercados, aprimorando a apresentação dos produtos nos pontos de venda e capacitando profissionais de açougues a desenvolverem novos formatos de cortes, em tamanhos menores, mais saborosos e saudáveis. Queremos deixar as pessoas bem preparadas para o início da campanha”, frisou. “Nossa meta e alcançar o consumo médio de 18kg per capita [atualmente, o consumo estimado é de15,1 kg] até o final de 2015”, completou.
Durante o lançamento, para reforçar as ações de apoio ao setor, também foi assinado um protocolo de intenções e de entendimento para a cooperação na área de comercialização e incentivo ao consumo.
Fonte: Ministério da Agricultura.