Nesta sexta-feira, 28, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca recebeu a informação de que o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a ampliação do limite de custeio pecuário para suinocultores e avicultores de R$ 70 mil para R$ 150 mil. O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, afirma que a medida é importante para injetar capital de giro no setor e representa alívio para fluxo de caixa dos produtores e pequenas e médias agroindústrias integradoras.
Para a avicultura essa medida tem validade até 28 de fevereiro de 2013, já para os suinocultores não há prazo limite determinado. “Com a ampliação do limite de crédito, o setor passa a ter recursos para a aquisição de insumos necessários à produção, principalmente milho e farelo de soja cujos preços estão acima da média histórica em função da estiagem no Brasil e nos Estados Unidos”, explica o secretário adjunto Airton Spies.
Outra medida aguardada pelo setor e solicitada pela Secretaria da Agricultura em reunião segunda-feira, 24, em Brasília, foi a aceleração de liberação dos créditos do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) para agroindústrias.
Fonte: Ministério da Agricultura.