A Embrapa Suínos e Aves, empresa de pesquisa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, reunirá os integrantes do seu Comitê Assessor Externo (CAE) na próxima sexta-feira, 5 de abril. O CAE é um órgão consultivo com a função de avaliar e direcionar, de forma independente, os objetivos e atividades da Unidade. Além de reunir o CAE, a Embrapa Suínos e Aves fará homenagens na sexta-feira. As duas principais são o Prêmio Destaque da Suinocultura Brasileira, que será entregue ao professor David Barcellos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e o Prêmio Destaque da Avicultura Brasileira, que terá como agraciado o professor Martinho de Almeida Silva, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O CAE é um órgão criado pela Diretoria Executiva da Embrapa e instalado em todas as Unidades. O da Embrapa Suínos e Aves é composto pelas seguintes lideranças: Antônio Corsetti Purcino, chefe geral Embrapa Milho e Sorgo; João Flávio Veloso Silva, chefe geral da Embrapa Agrossilvipastoril; David Barcellos, professor da UFRGS, Denise Mariano da Costa, coordenadora geral de Combate a Doenças do Ministério da Agricultura; Francisco Sérgio Turra, presidente da União Brasileira de Avicultura (UBABEF); Nelson Cortina, diretor da Epagri; Marcelo Lopes, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Mário Lanznaster, presidente da Cooperativa Central Aurora, Osório Dal Bello, diretor de Inovação Agropecuária da BR Foods; e Luizinho Caron, chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Suínos e Aves.
Além de ser apresentado oficialmente, o CAE definirá a sua programação de reuniões para 2013 e um presidente na próxima sexta. A programação iniciará às 8h15 da manhã, e se estenderá até as 12h30, na sede da Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia (SC). De acordo com o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Dirceu Talamini, as contribuições do Comitê são decisivas, especialmente neste ano, em que está sendo preparada a quinta edição do Plano Diretor da Unidade (PDU), que apontará as prioridades dos próximos quatro anos. “O CAE possui integrantes com visão ampla sobre as cadeias produtivas de suínos e aves, que certamente nos darão sugestões de grande valor”, completou Talamini.
Homenagens internas
Cinco empregados da Unidade receberão homenagens na sexta-feira. Três são pesquisadores e foram premiados pela Embrapa pelos projetos que desenvolveram em 2012. Janice Ciacci Zanella foi premiada nas categorias Qualidade Técnica e Criatividade. Mônica Ledur foi reconhecida na categoria Parceria e Paulo Esteves também na categoria Criatividade. Já a assistente Tânia Celant será premiada na categoria Análise de Melhoria de Processos. Por fim, o pesquisador Paulo Armando de Oliveira receberá uma homenagem como Pesquisador Destaque da Embrapa 2012.
Homenagens externas
Os prêmios Destaque da Suinocultura e Avicultura são entregues pela Embrapa Suínos e Aves desde 1998 e já reconheceram as contribuições de várias personalidades, como o cooperativista Aury Bodanese e o ex-ministro da Agricultura Francisco Turra. A entrega do prêmio é a maneira que a Unidade encontrou para valorizar personalidades que contribuíram, e que continuam contribuindo, com a cadeia produtiva de suínos e aves. Os homenageados em 2013 possuem perfis semelhantes e se destacaram por carreiras que envolvem a pesquisa agropecuária.
Martinho de Almeida Silva é engenheiro agrônomo desde 1965. Fez mestrado em Zootecnia em 1969 e doutorado em manejo animal pela Universidade de Iowa (Estados Unidos) em 1973. Atuou como professor na Universidade Federal de Viçosa e na Universidade Estadual do Norte Fluminense. Atualmente, é professor aposentado e professor voluntário da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientou ou co-orientou mais de duas centenas de estudantes de mestrado e doutorado e publicou centenas de trabalhos científicos em revistas científicas, eventos, livros, apostilas, cadernos didáticos. Foi ainda editor da Revista Brasileira de Zootecnia e do Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia por vários anos. Na avicultura, destacaram-se seus experimentos em melhoramento genético com aves de corte e codornas de corte. Continua mantendo intensa atividade de orientação de estudantes de iniciação científica, estagiários, estudantes de mestrado e doutorado, além de supervisionar estudantes de pós-doutorado.
Já o médico veterinário David Emilio Santos Neves de Barcellos, professor no Setor de Suínos, Departamento de Saúde Animal da UFRGS, concluiu a graduação em 1971. Fez mestrado em Medical Microbiology, pela Universidade de Londres (1977) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 2000. Atualmente, é professor associado da UFRGS. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Médica, atuando principalmente nos temas suínos, brachyspira pilosicoli, microbiologia, doenças de suínos e brachyspira hyodysenteriae. Barcellos é um dos mais importantes pesquisadores brasileiros na área de sanidade de suínos.
A Embrapa Suínos e Aves também receberá uma homenagem na sexta-feira. O Instituto Ovos Brasil, instituição criada em 2007 com a missão de promover o conhecimento do público em geral sobre o ovo como fonte nutricional, irá entregar um troféu de reconhecimento pelo apoio prestado pela Unidade ao Ministério da Agricultura e à cadeia produtiva de ovos na avaliação científica da proposta de telamento dos aviários de postura, realizada em 2012. O prêmio será entregue pelo médico veterinário e diretor executivo do Instituto Ovos Brasil, José Roberto Bottura.
Entrada da Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia, SC
Fonte: Assessoria Embrapa Suínos e Aves