- Representantes do setor de carnes se reuniram nesta terça-feira (14) com o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, para pedir que o governo libere créditos de PIS/Cofins devidos pela Receita Federal às empresas.
“Queremos usar esses créditos para capital de giro e investimento”, disse o diretor de Mercados da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Ricardo João Santin.
Ele disse não saber informar o montante desses créditos.
Os produtores de carne argumentam que a quebra da safra dos Estados Unidos encareceu os custos de produção, e que os créditos do PIS/Cofins são necessários para que a cadeia consiga compensar a elevação das despesas.
Os preços da soja e do milho na bolsa de Chicago, uma referência internacional, atingiram preços recordes recentemente.
De acordo com ele, a saca do milho, que estava entre 23 reais e 26 reais no início do ano, está agora entre 30 reais e 35 reais em importantes praças produtoras no Brasil.
Santin informou que, diante da comprovação do aumento dos custos, o secretário-executivo do ministério ficou de avaliar o pedido.
“Não tivemos resposta. O governo ficou de analisar”, comentou, dizendo esperar que em breve o setor seja chamado pelo ministério para ter um retorno sobre o pleito.
Com custos maiores, empresas do setor de carnes como a Brasil Foods anunciou que trabalha para aumentas os preços de seus produtos.
Reuters
Autor: Luciana Otoni.
Fonte: www.suino.com.br