Em nota divulgada no blog da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), o presidente da entidade, Marcelo Lopes, fez uma avaliação dos primeiros dias de atividades na missão que vem sendo realizada na Europa.
Acompanhe mais detalhes abaixo. “Nosso primeiro dia de atividades da missão brasileira que está visitando granjas, indústrias, cooperativas, centros de pesquisa, e bolsas de comercialização, além de órgãos governamentais da Espanha e França até o dia 31 deste mês, foi um mergulho profundo no sistema de criação de suínos na região de Barcelona, na Espanha”, destaca Lopes.
Na capital da Província da Cataluña, o dirigente destaca que o grupo conheceu a Bolsa de Comercialização da região, Lonja Agropecuária Mercolleida. Criada em 1972, a instituição tem como objetivo regular os mercados de origem. Atualmente, sua fonte de financiamento são cotas de usuários, cerca de mil, sendo 80% de suínos. Ainda na segunda-feira (21), Lopes relata encontro com o representante do Governo em Lleida, Ramon Farré, o assessor de Política Econômica em Agricultura e Desenvolvimento Rural do Gabinete da Presidência, George Ciuraneta, e o membro do Parlamento, Anthony Balasch. “Como presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), demonstrei nosso interesse em conhecer as últimas novidades utilizadas pelos produtores de suínos da região, ao que se refere ao bem-estar animal, além do modelo de gestão utilizado na Cataluña”, comenta. Lopes ressalta que o grupou conheceu o único grupo de especialistas espanhol dedicado à assessoria integral da criação de suínos, o Optimal Pork Production (OPP), que tem como objetivo oferecer os serviços necessários para a criação de suínos, de maneira eficaz, dentro de todas as possibilidades.
Outra parada da missão foi na Cooperativa Agropecuária Guissona, grupo com vasta experiência na indústria de alimentos que desenvolve todas as atividades de pecuária, industriais e comerciais necessários para atingir o consumidor. Atualmente, o grupo realiza todos os processos, desde o nascimento, produção de alimentação, passando pela engorda, abate, processamento, até a distribuição. “Nosso grupo também passou pelo conhecido mercado La Boqueria, onde é possível encontrar inúmeros produtos de fruta a peixes, passando por carnes raras e até cervejas. Ele existe desde 1217 e, ao longo do tempo, foi sendo expandido. Começou apenas como um mercado de carnes e no século 15 era especialista em produtos suínos”, explica.
A missão faz parte das ações do Sebrae/MG e da Associação de Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG) no Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS).
(Fonte: suino.com)