O Conselho de Desenvolvimento Rural (Cederural) realiza, nesta quinta-feira, 26, a primeira reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Suínos, Aves e Milho, no auditório da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), em Concórdia. Na pauta do encontro, estão o planejamento administrativo e coordenação dos trabalhos, e um painel sobre a situação dos suínos e milho em Santa Catarina. Além disso, os presentes discutirão as reivindicações e encaminhamentos para o setor.
O evento conta com a participação da ACCS, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Segundo o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, Losivanio Luiz de Lorenzi, a Câmara Setorial foi reativada por solicitação dos representantes dos suinocultores para fortalecer o setor. “Foi um pleito que a ACCS buscou há algum tempo. Acredito que com estes encontros, poderemos ajudar nossos produtores a ter um preço justo para produzir”, declara.
O secretário-executivo do Cederural, Edson Carlos de Quadra, representante da Secretaria da Agricultura, explica que o Governo do Estado está dando todo apoio necessário aos suinocultores durante a crise para que, na medida do possível, suas demandas sejam atendidas. “A Secretaria está sendo participativa nos pleitos do área. Temos todos os dados sobre os suinocultores independentes e integrados, sendo que a crise é maior junto aos independentes”, afirma. De Quadra reforça que as reuniões das câmaras setoriais estreitam as relações entre todos os elos da cadeia produtiva, minimizando os impactos de crises e outros problemas que atingem os setores agrícola, pecuário e pesqueiro.
O Cederural é presidido pelo secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, e tem em sua composição representantes de entidades públicas e privadas ligadas às áreas agrícola, pecuária e pesqueira de Santa Catarina. O Conselho define as prioridades dos setores e os recursos a serem aplicados nas áreas agrícola, pecuária, florestal e pesqueira e, ainda, os critérios de aplicação das verbas do Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR).
As câmaras setoriais são comissões do Cederural formadas por representantes dos setores organizados da cadeia produtiva - consumidor, produtor e indústria – em parceria com instituições governamentais, que se reúnem para analisar, discutir e propor soluções relativas aos principais produtos e atividades das áreas agrícola, pecuária e pesqueira de Santa Catarina. Atualmente, existem 28 câmaras setoriais em funcionamento, com reuniões de, no mínimo, duas vezes por ano ou de acordo com a necessidade.
Fonte: Secretaria do Estado da Agricultura e da Pesca.