A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs) estão buscando parcerias para a realização do XV Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (Snds) e III Congresso Ibero-americano de Suinocultura (Oiporc). Depois de visitas a autoridades gaúchas, em outubro, a comitiva reuniu-se com empresas para a busca de patrocínio do evento.
O presidente da Acsurs, Valdecir Luis Folador, junto do diretor-executivo da ABCS, Fabiano Coser, cumpriu roteiro de visitas na capital gaúcha,na ultima semana (11), ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Banco Badesul, Banco Banrisul e Banco do Brasil. “A receptividade de todos foi muito boa. Certamente, bons frutos serão colhidos”, comenta Folador. O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, que deveria compor a comitiva, não pode comparecer devido a outro compromisso.
O evento
O XV Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (SNDS), em 2013, será realizado na cidade de Gramado (RS), de 31 de julho a 02 de agosto. O evento contará com palestras de profissionais reconhecidos nacional e mundialmente com experiência comprovada, que abordarão os temas de economia, mercado global, gestão, marketing, estratégia, consumo e logística.
De acordo com a comissão organizadora, pensando nessa atualização e promoção da excelência em eventos do agronegócio, foi selada uma parceria com a Organización Iberoamericana de Porcicultura, tornando o SNDS uma oportunidade de negócios a nível internacional, com a inclusão do III Congresso Ibero-americano de Suinocultura (Oiporc).
Atualmente, a entidade compreende os seguintes países: Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Cuba, Espanha, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana e Venezuela. “Sediar o maior congresso da suinocultura brasileira e ainda ter a honra de receber 17 países para discutir a suinocultura ibero-americana em 2013 será um grande estímulo para que as autoridades e governantes da região vejam a força da suinocultura gaúcha e brasileira”, ressalta o presidente da Acsurs.
O evento é promovido pela ABCS a cada dois anos, com apoio da entidade estadual filiada, segundo a cidade-sede do congresso.
A última edição, em 2011, ocorreu na cidade de Salvador (BA) e apresentou um novo perfil para o congresso, mais focado na discussão dos temas econômicos e de mercado e com público mais diversificado, onde além dos produtores de suínos contou com representantes e líderes de toda cadeia produtiva, levando para o debate a agroindústria, os produtores de insumos e o mercado de varejo. A mudança surgiu a partir da necessidade de um encontro nacional que propusesse discussões a cerca do futuro da atividade para “além da porteira”, ou seja, discutir questões socioeconômicas, comportamentais e oportunidades que possam refletir no sucesso da atividade.
Este ano, sendo contemplada uma cidade gaúcha, a Associação Gaúcha de Criadores de Suínos (Acsurs) tem papel fundamental na realização do evento.
Fonte: Associação Gaúcha de Criadores de Suínos (Acsurs)